Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Ticker

6/recent/ticker-posts

5 Passos para Acompanhar o Resultado de um Concurso

Depois de enfrentar uma rotina sacrificante e fazer várias provas, finalmente o candidato conseguiu passar em um concurso público.
Porém, fica esperando ver sua convocação chegar através de e-mail, telefone ou pelos Correios, o que não ocorre.
O tempo vai passando, e ele acaba perdendo sua nomeação, não podendo mais assumir o cargo. Já aconteceu isso com você? Ou você já ficou sabendo de uma história dessas?
É indispensável que, para não bobear e deixar a tão ambicionada vaga escapar, o candidato acompanhe a divulgação de resultados e verifique a data e os adequados canais onde a lista dos aprovados será anunciada, assim como os procedimentos que devem ser tomados para assumir o cargo.
Quer algumas dicas para não perder sua colocação no serviço público?

Continue lendo este artigo para saber como acompanhar o resultado de um concurso!

acompanhar o resultado de um concurso

Leia minuciosamente o edital

O edital é onde estão estipuladas as “regras do jogo”. Neste documento constam as datas em que as provas serão realizadas, os requisitos para o cargo, e também todos os procedimentos e recortes de etapas do processo seletivo.
Só que, além do edital original, é importante ficar atento ao website da instituição organizadora do concurso, porque não é incomum que surjam editais de retificação, o que pode apresentar novas regras e datas.
A revelação final de pessoas aprovadas só acontece ao término do concurso, mas se existem fases a serem enfrentadas, há resultados intermediários ao final de cada etapa.acompanhe o resultado do seu concurso

Marque as datas no calendário ou na agenda

Uma boa dica é separar um calendário só para anotar os dias específicos quando terá que fazer algo relevante sobre o concurso público, principalmente os dias em que serão divulgados os nomes dos candidatos aprovados.
Dessa forma, transfira as datas apontadas no edital para um calendário ou sua agenda, a fim de não se esquecer de cumprir suas verificações pessoais.
Mas é válido conferir constantemente nos órgãos afins, afinal não é incomum a mudança das datas de divulgação de resultados.
acompanhe o resultado do seu concurso

Entre em contato com a organizadora do concurso

Se você tiver dúvidas sobre alguma data, ou o edital estiver confuso em algum ponto, não deixe de telefonar ou trocar e-mails com a instituição responsável pela elaboração do processo seletivo.
Também no momento de conferir os aprovados do concurso ou de uma etapa do processo, a equipe da organizadora saberá prestar todas as informações com precisão.
acompanhe o resultado de um concurso

Consulte o Diário Oficial

Muitos concursos, dependendo de seu porte e importância, enviam mensagens pelos Correios aos classificados ou publicam os resultados em jornais de grande circulação.
No entanto, não existe nenhuma obrigatoriedade legal para isso. Para não se expor a erros ou perder a posse, o interessado deve continuamente ler o Diário Oficial (da União ou de seu Estado), o qual pode ser acessado fácil e gratuitamente pela Internet.
É neste documento que a banca examinadora divulgará os nomes de todos os aprovados a fim de convocá-los para a posse.

acompanhe o resultado do seu concurso

Fique atento à lista de espera

Muitas vezes o candidato tira uma boa colocação, mas não os pontos suficientes para passar de uma vez na primeira lista de selecionados ao cargo.
Acontece que, muitas vezes, os primeiros colocados abrem mão da vaga por diversos motivos, e essas vagas restantes são repassadas aos candidatos que estão classificados na sequência.
Ou seja: vale muito a pena prestar atenção continuamente à lista de candidatos à espera e continuar lendo o Diário Oficial, na expectativa de que algumas pessoas desistam daquele processo seletivo.
É importante lembrar que, a partir da data de publicação da nomeação, o candidato aprovado tem até 30 dias para tomar posse, depois da qual terá até 15 dias para entrar em exercício das funções. Se não assumir o cargo, será exonerado.
Você tem acompanhado os resultados dos concursos que já fez? De que maneira tem feito isso? Use o espaço abaixo para nos contar!