Aprenda como estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo

O que é melhor: escolher um único concurso e se dedicar exclusivamente ao seu conteúdo programático ou estudar para vários concursos ao mesmo tempo?
Uma pesquisa rápida entre concurseiros poderia indicar que a primeira opção é mais aconselhável, mas a verdade é que é plenamente possível investir em mais de um concurso e ainda assim, ter um estudo de qualidade.
Para ajudar quem pretende embarcar nessa missão, preparamos esse artigo com as melhores dicas de como estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Confira!
como estudar para mais de um concurso

Os prós e os contras

Assim como tudo na vida, estudar para mais de um concurso tem suas vantagens e desvantagens.
O primeiro passo para tomar uma decisão é saber exatamente o lado bom e o lado ruim de estudar para mais de um concurso.
A parte mais vantajosa de se dedicar a mais de uma prova, sem dúvidas, é a de que isso aumenta suas chances de ser aprovado: se você faz muitas provas, é mais fácil passar em pelo menos uma, certo?
Por outro lado, se você escolhe um único concurso, além de ter estar sempre à espera de novas vagas para o órgão escolhido, sempre há o risco de não ir tão bem na prova e ter de esperar meses (ou até mesmo anos) até a próxima seleção.
Mas é claro que a conta não é tão simples assim. Olhando a questão por outra perspectiva, também é certo que quem se dedica a apenas um concurso acaba dominando melhor as matérias exigidas naquele edital, o formato das questões da prova e até mesmo os assuntos preferidos da banca examinadora.
Ter esse tipo de conhecimento pode ser um pouco mais complicado se você escolhe mais de um concurso — mas nada que uma dose extra de dedicação, estudo e paciência não resolvam.
Outro fator que deve ser levado em conta é o tempo que você tem para se dedicar aos estudos. Se você só pode estudar algumas poucas horas por dia, por exemplo, dividi-las entre as matérias de várias provas diferentes vai acabar te deixando em desvantagem.
Nesse caso, é melhor usar o pouco tempo disponível para focar no concurso mais desejado, ou até mesmo naquele que você se sente mais preparado para a prova — afinal, é melhor usar o pouco tempo para se preparar bem para uma prova do que mal para duas!
Se, por outro lado, você tem bastante tempo livre para estudar, fica mais fácil fazer um programa de estudos que abranja as matérias de cada um deles.
Além disso, como os estudos acabam se complementando, voltamos à primeira vantagem: prestando mais de uma prova, suas chances de ser aprovado em, pelo menos, uma delas aumenta.
Qualquer que seja sua escolha, passar em um concurso é um compromisso sério: exige disciplina, comprometimento e, acima de tudo, organização!
como estudar para mais de um concurso

Planejamento: a chave para o sucesso

Se você decidiu se dedicar a mais de um concurso, tenha uma coisa em mente: isso demandará muito esforço!
Se um único concurso já exige bastante dos estudantes, não há dúvidas que mais de um exigirá mais ainda — e não só pelo número de matérias que você terá pra estudar, mas também pelo nível de disciplina e perseverança necessários para evitar que o estresse ou as dificuldades te façam desistir.
Mas isso não é motivo pra se desesperar: o planejamento pode facilitar (e muito!) essa tarefa. É importante elaborar uma estratégia de estudos para as carreiras escolhidas e ter a disciplina de segui-la à risca.
Pense nesse plano como um verdadeiro emprego: não falte, não chegue atrasado e estabeleça metas. Seguindo o planejamento e o levando à sério, as chances de ser aprovado aumentam consideravelmente!
como estudar para mais de um concurso

Afinal, como estudar para mais de um concurso?

Você deve estar pensando: “ok, o planejamento dos estudos é importante. Mas como faço para me planejar?”.
Se você está na dúvida por onde começar, separamos algumas dicas essenciais para quem quer começar a estudar para mais de um concurso. Confira:

Foque em provas com temáticas similares

O primeiro passo, é claro, deve ser definir em quais concursos você tem interesse. Disciplinas cobradas, grau de dificuldade das provas, concorrência e suas aptidões devem ser colocadas na balança na hora de escolher o concurso certo para você.
Afinal, ninguém quer correr o risco de se deparar com uma carreira chata depois de tanto esforço para ser aprovado!
Mas uma dica importantíssima é de que os concursos escolhidos sejam de uma mesma área, já que, nesse caso, as matérias cobradas são bastante parecidas e o estudo pode ser aproveitado para ambas.
Vamos imaginar que você escolha prestar um concurso da área fiscal, por exemplo, em que as matérias são todas relacionadas principalmente a direito tributário, e outra da área policial, em que o conhecimento de direito penal é essencial.
Há muitas chances de que o conteúdo das duas combinados seja tão extenso (e tão diferente) que você não consiga estudar tudo — a não ser que não tenha absolutamente nenhuma outra responsabilidade durante o dia, o que é bastante difícil!

Elabore um calendário de estudos

Depois de ter escolhido os concursos de seu interesse, é hora de começar a se organizar de fato.
Primeiro, é importante descobrir quantas horas do dia você pode estudar. Coloque em um papel todas as suas atividades diárias (tanto as fixas, quanto as eventuais) e descubra quantas horas você tem livres para o estudo.
O próximo passo é estabelecer quanto tempo você vai estudar cada matéria. Para isso, é importante analisar os editais em conjunto e perceber quais matérias são cobradas em mais de uma das provas — essas deverão ser sua prioridade, já que, nesse caso, você conseguirá estudar para as duas provas ao mesmo tempo.
Também é importante separar aquelas que têm um maior peso nas avaliações e estudá-las por mais tempo, afinal, errar uma dessas questões pode te custar muitos pontos.
Com base nessas informações, monte um cronograma de estudo dividindo as matérias no seu tempo livre — e não se esqueça de incluir exercícios e revisões.
E não deixe de segui-lo à risca! Como já dissemos, o seu estudo deve ser encarado como um trabalho, ou seja, com bastante seriedade e disciplina.

Aproveite seu tempo ao máximo

Para quem estuda para mais de um concurso simultaneamente, o tempo é um bem escasso! Por isso, se você não souber utilizá-lo com inteligência, ele pode se tornar um inimigo.
Nesse ponto, algumas pequenas modificações na sua rotina podem “criar” mais tempo de preparação para as provas.
Você pode, por exemplo, tentar acordar uma hora mais cedo do que o normal e ir dormir uma hora mais tarde. Fazendo isso, você ganha 14 horas a mais por semana!
Também é uma boa dica tentar aproveitar pequenos intervalos no seu dia para estudar. Está na sala de espera do médico ou no trânsito no ônibus indo pro trabalho?
Tenha sempre um livro à mão e aproveite esse tempinho para fazer uma rápida revisão! Se você não gosta da ideia de ficar carregando vários livros, outra opção é investir em aplicativos de estudo.
Hoje em dia, há várias opções de programas do gênero que oferecem material como videoaulas e exercícios, por exemplo.
Essas horas a mais podem fazer toda a diferença para quem se dedica a mais de um concurso.

Cuide do seu corpo e da sua mente

Tentar aproveitar seu tempo livre para estudar, por outro lado, não quer dizer que sua vida deve girar em torno dos livros: é igualmente importante separar um momento para descansar a cabeça e cuidar do resto do corpo.
Fazer atividades físicas pode parecer uma perda de tempo precioso de estudo, mas a verdade é que ela até ajuda a melhorar a concentração, a disposição e até ajuda a melhorar a memória! Assim sendo, marque um horário para se distrair um pouco.
Vá à academia, dê uma caminhada ou faça qualquer outra atividade física de sua preferência. Você vai sentir a diferença na sua saúde e reparar que até mesmo seus estudos ficaram mais produtivos!
Além disso, também é importante fazer pequenas pausas mesmo durante os estudos. O nosso cérebro tem um limite para manter a concentração e para a retenção de informações novas, e forçar esse limite pode ser prejudicial.
Além de ficar mentalmente cansado, você terá estudado à toa, já que seu cérebro não terá a capacidade de reter todas as informações que você tentou absorver.
Assim, tente fazer pequenas pausas (de 5 a 10 minutos) a cada meia hora. Se você consegue ficar concentrado por mais tempo que isso, ótimo!
Aumente o período entre as pausas de acordo com a sua capacidade de concentração, mas não deixe de fazê-las, ok?
Estudar para concurso é uma tarefa árdua. Estudar para mais de um concurso, mais ainda, mas seguindo essas dicas, ela se torna bem mais simples e as chances de sucesso são ainda maiores!
É claro que ainda há riscos de se deparar com algumas dificuldades, mas o importante é manter o foco e, principalmente, a dedicação aos estudos. Dessa forma, o cargo público é garantido!
Se você tem alguma dica sobre como estudar para mais de um concurso, deixe seu comentário e divida conosco!
12:35GDJ